top of page

EMRC @nline

Atualizado: 19 de set. de 2022


Amanhã iniciamos mais uma etapa e mais um desafio para o Ensino, para as Famílias, para os Alunos e para a disciplina de EMRC.

Nunca é demais lembrar que a pedagogia do ensino a distância deve explorar metodologias ativas, apelativas, mas também e sobretudo a relação entre aluno e professor e entre os próprios alunos, sem «cair na tentação» de transpor para o E@D as mesmas práticas do ensino presencial.


É importante lembrar dois aspetos:

- teremos alunos que estarão ainda muito dependentes dos pais para trabalhar diante do computador. Assim, teremos por detrás do computador, não só alunos , mas também adultos a assistir as nossas aulas.

- muitos alunos irão passar demasiadas horas diante do computador e caso a aula ou conteúdo não for apelativo poderão distrair-se com outros aplicativos ou sites, sem o docente se aperceber.


Com isto quero dizer que a preparação das aulas é fundamental.


-Desenvolvam nas aulas @nline apenas os conteúdos mais relevantes para a aprendizagem dos alunos;

- Sejam bem claros na transmissão dos conteúdos;

- Desenvolvam e integrem recursos interessantes e diversificados quer nas aulas @nline quer nos trabalhos autónomos.

- Criem modalidades de trabalho na sala de aula @nline ou de forma autónoma ( pesquisa e apresentação de um tema, uma imagem, uma música, um poema, uma notícia) em grupo, em pares ou individual.

-Definam bem o plano de trabalho dos alunos, nomeadamente a duração e o objetivo do trabalho.


Desejo a todos um bom trabalho, muita força e muitas partilhas!


212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Capa de Portfólio

Infelizmente não existem muitos recursos pensados e criados de raiz para a disciplina de EMRC e muitas vezes temos que perder muitas horas de pesquisa na internet até encontrar algo que possamos adequ

bottom of page